Qual é o momento certo de contratar outsourcing em TI?

outsourcing em TI
10/06/2024

Com a transformação digital do mercado, novos modelos de serviço surgem para facilitar as dinâmicas dos negócios. A terceirização é uma delas, comum em muitos setores e que se consolida na área de tecnologia oferecendo benefícios significativos. Mas afinal, você sabe qual é o momento certo de contratar outsourcing em TI?

Sem dúvidas, essa é uma das perguntas mais comuns entre líderes de pequenas a grandes empresas. É uma decisão que impacta a estrutura da empresa como um todo, das finanças às entregas de valor.

Por isso, é essencial entender se a organização está preparada para terceirizar suas demandas de TI, para aproveitar ao máximo as vantagens do serviço e gerar resultados para o negócio.

Caso contrário, é provável que a solução não atenda às expectativas e gere prejuízos desnecessários, desperdiçando um investimento que poderia ser realocado em outra demanda.

Entenda o conceito de outsourcing em TI

Do termo inglês, “outsourcing” em TI é a prática de contratar uma empresa externa ou terceirizada para realizar serviços de gestão de tecnologia, muito popular no mundo inteiro. Assim como quase tudo no universo corporativo, ela oferece vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas com cautela.

Entre os principais fatores para a adoção desta modalidade, estão a redução e controle de custos, flexibilidade, agilidade e economia de tempo, como já explicamos neste post.

A prática já é uma realidade e tende a continuar crescendo. Um estudo da Deloitte sobre o tema, apontou que 34% dos entrevistados planejam aumentar o escopo de serviço outsourcing e 30% pensam em transformar o processo.

No entanto, é importante ressaltar que nem toda companhia pode se adaptar a esse tipo de solução para o universo tech – ou não está no momento adequado para tal, o que implica em uma análise cuidadosa de cenário, perspectivas de futuro, alinhamento de necessidades, metas e resultados.

Como descobrir o momento certo de contratar outsourcing em TI

Existem diversos motivos que levam uma companhia a buscar o outsourcing em TI.

Porém, alguns são mais frequentes e denotam uma urgência pela adoção do serviço, seja para direcionar a equipe interna existente para demandas mais estratégicas ou porque a empresa não tem condições de assumir uma infraestrutura especializada. Confira a seguir os principais motivos:

Busca pela inovação

Se há uma necessidade urgente em focar em inovação e realizar mudanças tecnológicas importantes, o outsourcing pode contribuir de forma significativa. Profissionais terceirizados geralmente estão atualizados com o que há de novo no setor – de ferramentas à metodologias – e podem acelerar as necessidades de inovar, já que poderão se dedicar exclusivamente a isso, diferente de times internos que assumem diversas demandas ao mesmo tempo.

Escalabilidade

Se você precisa escalar seu negócio de forma rápida e com máxima produtividade, o outsourcing é um recurso que ajudará na sua demanda de forma efetiva e ágil.
A partir da seleção de profissionais adequados para a necessidade do projeto, são formados squads de alta performance focados no desenvolvimento. Assim, é possível acelerar o trabalho sem abrir mão da qualidade.

Implementar novas tecnologias

Quando há uma alta demanda para implementar novas tecnologias dentro de uma organização, é hora de buscar apoio de um outsourcing. Além de contar com um reforço de profissionais experientes, é possível garantir o treinamento e suporte adequado durante todo o processo, trazendo mais segurança para os usuários das soluções.

Encontrar talentos qualificados

Um denominador em comum entre muitos recrutadores é a dificuldade de encontrar talentos qualificados no mercado de TI. Além disso, com o cenário global competitivo, reter talentos também tem sido um obstáculo para muitos contratantes. Se essa também é uma realidade para você, é a hora de contratar o serviço de outsourcing. É possível selecionar talentos com as atribuições e habilidades adequadas para a função, com a segurança de um período de trabalho definido por contrato.

Ter um time autônomo e experiente

As demandas para o seu time interno estão aumentando e não conseguem absorver novos desafios? Essa é uma oportunidade de terceirizar com equilíbrio. Distribua atividades rotineiras para profissionais externos especializados e experientes, e aloque sua equipe para se dedicar a desafios estratégicos para o negócio.

Reduzir custos

Se a sua empresa precisa urgentemente reduzir custos com TI, seja com profissionais, ferramentas e serviços, a terceirização poderá somar para o seu negócio.

Como contratar outsourcing em TI?

Se você se identificou com uma das necessidades acima, é o momento de dar o próximo passo e buscar um parceiro. Avalie as soluções disponíveis, os formatos de trabalho oferecidos (presencial, remoto ou híbrido), as entregas, fluxo de trabalho e as formas de comunicação. Além disso, antes de contratar, verifique também a credibilidade da empresa, para garantir segurança na realização do serviço.

A Techno Software disponibiliza serviços de outsourcing em TI há quase 30 anos. Contamos com equipes de alta performance e diferentes skills para desenvolver diferentes tipos de projetos e linguagens, com foco no resultado do cliente. Esta expertise permite montar squads com os perfis de profissionais ideais para desenvolver seus projetos, de forma eficiente e com otimização de recursos.

Outra possibilidade de terceirização é por tipo de profissional. Você define qual é a sua necessidade e nós disponibilizamos pelo tempo necessário, facilitando a contratação de talentos especializados para a sua demanda.

Quer contratar um serviço de outsourcing em TI? Fale com a nossa equipe e avalie as possibilidades.