Como aumentar a produtividade com IA na sua empresa

produtividade com ia
13/01/2025

Nos últimos anos, a inteligência artificial vem transformando a maneira como as empresas realizam as tarefas cotidianas para buscar mais eficiência. A produtividade com a IA pode ser potencializada de diferentes maneiras, da automação de tarefas repetitivas à aplicações complexas.

Com o desenvolvimento da inteligência artificial generativa evoluindo rapidamente, lideranças empresariais estão adotando a tecnologia em diversos setores e atividades.

Um estudo encomendado pela IBM apontou que 67% dos profissionais de TI da América Latina afirmaram que suas empresas aceleraram a implementação da IA nos últimos 24 meses.
Muitas pessoas ainda acreditam que a inteligência artificial é exclusividade de grandes corporações. Porém, a realidade revela a relevância deste recurso para todos os tamanhos de negócios.

De acordo com uma pesquisa da Microsoft, cerca de 74% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras já utilizam IA em suas rotinas diárias. Entre os principais benefícios apontados, destacam-se o aumento da eficiência e produtividade (72%), a melhoria no atendimento ao cliente (58%) e a redução de custos (46%).

Ou seja, muitas lideranças já estão vivendo as transformações digitais e aproveitando a IA como uma grande aliada para as estratégias de negócio.

Afinal, o que é inteligência artificial?

O termo “inteligência artificial” foi empregado pela primeira vez em 1956, pelo cientista da computação John McCarthy.

Porém, estudos apontam que a IA foi criada de fato em 1943, quando foi desenvolvido o primeiro modelo computacional para redes neurais, por Warren McCulloch e Walter Pitts.

Como definição, pode-se afirmar que a IA é o campo da ciência da computação que desenvolve sistemas capazes de simular a inteligência humana, realizando tarefas como aprendizado, raciocínio, tomada de decisão e processamento de linguagem natural de forma autônoma.

Tudo isso por meio de algoritmos avançados e usando um grande volume de dados para aprendizado rápido.

Dicas para aumentar a produtividade com IA

As possibilidades com a inteligência artificial são infinitas. Dos mais variados negócios, ela pode ser implementada para contribuir com a eficiência de forma geral e aumentar a capacidade produtiva.

A IA pode ser aplicada em diversas áreas, desde a automação de processos até a criação de experiências personalizadas para usuários, adaptando-se continuamente com base em novos dados e aprendizado contínuo.

Automação de processos

Quando se pensa em aumentar a produtividade com IA, sem dúvidas, a automação de processos é uma das mais populares.

Isso porque ela se mostra extremamente eficiente para automatizar tarefas rotineiras e de baixo valor agregado, liberando os funcionários para realizar atividades estratégicas.

Outra grande vantagem desta aplicação é a minimização de erros – já que no processo humano isso é muito comum.

Pense em atividades que são realizadas diariamente e que poderiam ser feitas de forma automática.

Por exemplo, atualização de planilhas e bancos de dados, controle de inventário e reposição de estoque, gestão de pessoas, processos de vendas e muitos mais.

Leia também: Quais são as tendências de tecnologia para 2025?

Análise de dados

Vivemos na era da informação, onde milhares de dados são gerados a cada segundo. Para as empresas, são itens valiosos que podem guiar decisões estratégicas.

Neste sentido, a produtividade com IA pode ser ainda mais ágil, já que a tecnologia é capaz de processar com muita rapidez, grandes volumes de dados e gerar insights precisos. E de forma manual, poderiam levar dias ou até meses.

É possível usar a inteligência artificial para fazer análises de tendências preditivas, usando banco de dados e histórico da empresa, identificar gargalos operacionais por meio do monitoramento de indicadores-chave de performance (KPIs), análise e previsão de vendas e outros relatórios.

Atendimento ao cliente com assistentes virtuais

Agilidade e assertividade no atendimento ao cliente são desafios enfrentados por inúmeras empresas. Cada vez mais, os usuários exigem suporte rápido na solução dos seus problemas.

Esse é o desejo de 80% dos consumidores ouvidos no “Relatório ServiceNow Voz do Consumidor 2024: o desafio da fidelização às marcas”, com 59% preferindo ser atendido por telefone, chat ou pessoalmente.

A IA surge como uma alternativa poderosa para atender essa demanda, com o uso de chatbots e assistentes virtuais.

As corporações podem contar com esse recurso para acelerar a jornada de atendimento ao cliente, respondendo perguntas frequentes de forma instantânea e personalizada, solucionar problemas simples e filtrar atendimentos para enviar casos complexos para atendimento humano.

Além de reduzir o tempo de espera, pode solucionar pedidos de maneira mais rápida em qualquer momento do dia, e ainda reduzir a carga de trabalho das equipes de suporte, mantendo-as focadas em atuar em situações mais delicadas.

Gestão de projetos

O fluxo de gestão de projetos também pode ser aprimorado com o uso de inteligência artificial.

Usar ferramentas preditivas pode ajudar no planejamento das operações, com foco em reduzir custos, evitar desperdício de recursos ou até mesmo de tempo.

Algumas aplicações comuns são o uso de IA para previsão de demanda, ajudando a controlar estoques e investimentos, planejamento de escalas de trabalho, alocação de equipes e até estimativa de picos de maior fluxo de trabalho.

Deixe sua empresa mais eficiente

A tecnologia avançada oferece uma série de recursos que, quando usados corretamente, garantem resultados significativos.

A produtividade com a IA pode ser explorada, equilibrando eficiência, agilidade e assertividade.

Por isso, a importância de implementar tecnologias avançadas e que atendam as necessidades do seu modelo de negócio.

A cautela com a privacidade e proteção dos dados também deve ser considerada ao contratar uma ferramenta de IA, para assegurar que informações confidenciais sejam tratadas com máxima segurança.

O ritmo da implementação desta solução tecnológica deve avançar conforme a capacidade dos funcionários se adaptarem ao uso.

Quanto mais capacitados e preparados, maior a possibilidade de uso em larga escala, em diversos setores e funcionalidades.

Aqui na Techno Software, exploramos novas tecnologias para apoiar nossos clientes na transformação digital do seus negócios, automatizando processos com inovação e eficiência, com o apoio da inteligência artificial.

Acesse nosso site e descubra como nossas soluções podem ajudar a impulsionar suas ideias!