Assegurar excelência nos serviços de tecnologia é essencial para entregar qualidade e conquistar mais clientes. Nesse cenário, o MPS.BR se destaca como um diferencial para empresas que atuam com TI e desenvolvimento de software.
Quando o assunto é gestão e governança de TI, o MPS.BR é indispensável. Em um mercado em constante evolução, adotar modelos que promovem melhorias estruturais e de processos pode ser um grande aliado na busca por competitividade e inovação.
O que é o MPS.BR?
O programa de Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS.BR) foi criado em 2003 pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).
Trata-se de um modelo de qualidade desenvolvido para organizações que atuam no desenvolvimento de software e serviços relacionados.
Seu principal objetivo é aumentar a competitividade das empresas brasileiras por meio da implementação de práticas de qualidade alinhadas a padrões internacionais de certificação, a exemplo do Capability Maturity Model Integration (CMMI).
O MPS.BR utiliza sete níveis de maturidade para medir a evolução dos processos das organizações, que vão do nível básico (G) ao avançado (A).
Confira abaixo os níveis de maturidade do MPS.BR:
- Nível A: Em otimização
- Nível B: Gerenciado quantitativamente
- Nível C: Definido
- Nível D: Largamente definido
- Nível E: Parcialmente definido
- Nível F: Gerenciado
- Nível G: Parcialmente gerenciado
As empresas de TI podem optar por obter um desses níveis de certificação, podendo começar pelo nível G, por exemplo, menos complexo e ir galgando outros níveis até conquistar a certificação mais alta, que é o nível A.
Como obter a certificação MPS.BR?
Conquistar a certificação MPS.BR demonstra o compromisso da empresa com a excelência. Atualmente, certificações como esta têm se tornado um critério decisivo na escolha de parceiros estratégicos para o fornecimento de software.
Assim como em toda jornada para obter um certificado de qualidade, é necessário passar por um processo e uma avaliação por agências credenciadas.
Neste modelo, o Softex recomenda quatro passos que devem ser seguidos para uma empresa obter o atestado oficial.
O primeiro é implementar os processos em uma ou mais unidades organizacionais no modelo e nível MPS adequado ao negócio, como software, serviço, gestão de pessoas ou uma união entre eles.
Após a implementação, deve ser feita a avaliação por uma Instituição Avaliadora (IA-MPS) habilitada pelo órgão. A análise oficial é feita em um período de 3 a 6 meses, englobando a avaliação inicial, elaboração, avaliação final e auditoria.
Ao final do processo, ela é publicada no site da Softex e assim, pode ser considerada válida.
Qual é a importância da certificação MPS.BR?
Muito além de atestar o nível de maturidade do serviço no setor de tecnologia, o MPS.BR também é um elemento estratégico para aumentar a vantagem competitiva e gerar novos negócios.
Grandes corporações costumam exigir a certificação, assim como pode ser solicitada em licitações governamentais.
O modelo também é benéfico para as empresas, que podem reduzir o tempo de desenvolvimento dos projetos, adotar a cultura de melhoria contínua, mitigando falhas e aprimorando a qualidade técnica, avançando na governança de TI e aumentando a credibilidade no mercado.
A Techno Software possui a certificação em qualidade de software pelo MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) há muitos anos. Isso confere a garantia não só da qualidade de suas soluções, mas a aderência aos mais altos padrões de softwares para além das fronteiras brasileiras.
Esta capacitação é que nos permite levantar requisitos, mapear processos e propor soluções inovadoras, eficientes, aderentes aos padrões nacionais e internacionais de qualidade e compatíveis com as necessidades de nossos clientes.