Um bom gerenciamento de projetos em TI é capaz de levar as empresas a um patamar de excelência no atendimento ao cliente. Isso porque a gestão eficiente impacta em diversas etapas – da execução à entrega – de uma solução e reflete, de forma direta, a capacidade da organização em realizar um trabalho de boa qualidade.
A tecnologia é uma área que vem ganhando destaque nas organizações, diante do avanço da transformação digital.
Se antes o setor era meramente visto como um hub para manutenções de computadores e equipamentos, hoje o TI é estratégico para todas as companhias que buscam crescimento e competitividade no mercado.
No entanto, para que isso seja possível, é necessário investir em sistemas, infraestrutura, processos e metodologias para máxima organização e garantia de execução de acordo com os objetivos do negócio. E é aí que entra o gerenciamento de projetos.
O que é gerenciamento de projetos em TI?
Muito além do que apenas cumprir prazos e cronogramas, o gerenciamento de projetos em TI é uma estratégia que tem como principal objetivo realizar uma execução eficiente dos processos e atividades.
Para isso, é necessária a utilização de ferramentas, abordagens e metodologias para organizar, programar, executar e monitorar todas as tarefas relacionadas à TI.
Desta forma, é possível criar um planejamento estratégico que vai contribuir para o sucesso da empresa, além de garantir que os projetos sejam entregues no prazo estipulado, dentro do orçamento alinhado e de acordo com o briefing.
Em resumo, é uma atividade que oferece um bom funcionamento dos processos dentro de um setor e contribui de forma significativa para atingir os objetivos da organização.
E, claro, oferece uma visão mais completa dos projetos, para os gestores tomarem decisões mais assertivas.
Quais tipos de projetos precisam de gerenciamento?
Agora que você já sabe o que é um gerenciamento de projeto e sua importância, deve estar se perguntando: para qual solução ele deve ser implementado? A resposta é: todas!
Um dos principais benefícios é a flexibilidade de implementação. O gerenciamento pode ser utilizado para inúmeras atividades.
Mas, de forma geral, é aplicado para o desenvolvimento de aplicativos ou softwares, implementação de sistemas ou ferramentas, criação de infraestrutura de redes e servidores, integração de sistemas e gerenciamento de banco de dados.
Ou seja, o gerenciamento pode ser usado para uma infinidade de tarefas dentro de uma empresa, atendendo a múltiplos objetivos e necessidades.
Contudo, as organizações precisam se atentar para ter em seu quadro profissionais com as habilidades devidas.
Este requisito é necessário para gerenciar, da melhor maneira possível, os processos e padrões adotados no mercado.
A importância da gestão de projetos para as empresas
Na maioria das vezes, há uma grande complexidade nos projetos de TI. O que geralmente exige o envolvimento de múltiplas equipes, tecnologias emergentes e integrações críticas, o que carece de uma gestão cuidadosa para mitigar riscos e maximizar os resultados.
Isso reflete diretamente na importância para as empresas, que precisam confiar em um gestor de projetos para que tudo seja executado conforme as necessidades.
Além de acompanhar a evolução dos processos e identificar erros a tempo de evitar consequências mais drásticas, como o estouro de um orçamento ou a impossibilidade de entrega de um produto.
Ademais, o gerenciamento de projetos cria uma estrutura que permite antecipar obstáculos, adaptar-se às mudanças e responder rapidamente às necessidades do mercado.
Ao estabelecer processos claros de comunicação e colaboração, o gerenciamento de projetos em TI promove uma cultura de trabalho eficiente e alinhada, onde cada membro da equipe compreende seu papel e contribuição para o sucesso coletivo.
Entre as principais vantagens de uma boa gestão de projetos, destacam-se:
- Aumento de produtividade
- Assertividade para tomadas de decisões
- Transparência nos processos
- Equipes engajadas e com metas claras
- Monitoramento dos indicadores de sucesso
- Maior satisfação do cliente
Juntos, esses fatores favorecem uma cultura de inovação, colaboração e impulsionam outras áreas de uma empresa, promovendo um ambiente de trabalho mais organizado e sustentável.
Conclusão
Sem dúvidas, investir no gerenciamento de projetos em TI é uma alternativa valiosa para organizações que buscam inovar e gerar resultados.
Ao mesmo tempo em que há maior transparência e estruturação dos processos internos, há um reflexo na experiência para o cliente. Além do impacto positivo para a marca, que passa a ser vista como confiável e especialista na atividade.
Se o seu negócio ainda não conta com uma área dedicada para a gestão de projetos, fique tranquilo. É possível contratar empresas parceiras para realizar toda a operação com mais segurança, agilidade e expertise, sem abrir mão da qualidade.
Aqui na Techno Software, oferecemos o serviço de gerenciamento de projetos em TI há quase 30 anos. Conheça nossa experiência na área. Acesse nosso site e saiba mais!